- Enfim Livres! -
Entre as páginas gloriosas da nossa História, algumas há que, quando esquecidas, deixam um triste e profundo vazio. Tal, restringe e diminui a eventual compreensão de um espírito ou de uma comunhão nacional, responsável pelo suceder da dita História. Assim, e porque este é um exemplo dessa negligência, evocamos hoje a memória do Conde D. Henrique, progenitor da nacionalidade, defunto a 24 de Abril de 1112. Recuemos.
Encontramo-nos em fins do século XI, período de intensas convulsões por toda a Península Ibérica. No Centro e Sul da península, o domínio muçulmano que se fazia ainda sentir, encontrava-se esquartejado em pequenos reinos independentes que se digladiavam entre si, os chamados “reinos Taifas”. Essa separação, fruto do colapso do califado omíada, bem como da ambição independentista dos líderes regionais muçulmanos, contribuiria grandemente para a vulnerabilidade desses territórios. Ora, entre esses pequenos reinos ou Taifas, aqueles que faziam fronteira com o Norte peninsular, acabavam sofrendo as incursões cristãs, que aproveitavam a falta de coesão dos muçulmanos para alargar os seus domínios. O maior protagonista destes movimentos de expansão cristã era D. Afonso VI, rei de Leão. O seu ímpeto guerreiro leva-o até à cidade de Toledo, importante capital islâmica situada no coração da península, que conquista em 1085. A par desta cidade, outras, como Santarém e Lisboa, ambas pertencentes à taifa de Badajoz, acabariam na posse dos cristãos. A proximidade destes à taifa de Sevilha, levaria a que o rei desta cidade pedisse auxílio militar aos Almorávidas, povo também muçulmano, dominante no Norte de África e que, em 1086, atravessava o Estreito de Gibraltar em busca dos cristãos.
Possivel aspecto de D. Henrique, partindo rumo à Península Ibérica.
Neste processo de reconquista cristã, o rei de Leão contaria com o auxílio de guerreiros vindos de outros pontos da Europa, que não da Península Ibérica. D. Henrique de Borgonha será um deles. Descendente directo dos reis de França e membro do ducado francês da Borgonha, Henrique era o mais novo entre seus irmãos, não podendo por isso adquirir títulos ou fortuna por herança. O ducado da Borgonha caberia ao seu irmão mais velho Hugo, pelo que, Henrique opta por partir como cruzado para Sul. Sem o estatuto de varonia estes filhos segundos teriam de buscar prestígio e riqueza por meio de acções militares, onde se pudessem destacar por serviços prestados a algum rei, que os compensasse depois com títulos e fortuna. Foi o que sucedeu com D. Henrique. Colocando-se ao serviço de D. Afonso VI de Leão, juntamente com seu primo Raimundo, logo Henrique se destacará pela sua bravura, no combate aos muçulmanos. Com o seu auxílio, o rei leonês conquistará todo o território da Galiza, descendo por Coimbra, até Santarém e Lisboa.
O Conde D. Henrique
A força e o prestígio alcançados por D. Afonso VI, através de sucessivas vitórias, valeram-lhe a reunificação e reorganização dos domínios cristãos da península. Convinha, contudo, repartir esses territórios por diferentes chefias, procurando fortalece-los contra a resposta muçulmana protagonizada pelos mencionados Almorávidas. Assim, em 1091, a toda a região da Galiza e territórios ocidentais recém-conquistados (Coimbra, Santarém, Lisboa), caberia a chefia de D. Raimundo, primo de Henrique e recém-casado com a filha de Afonso VI, Dª Urraca. Contudo, este não conseguiria manter as conquistas mais a Sul, perdendo toda a linha do Tejo para os Almorávidas. É então que D. Afonso VI decide reforçar ainda mais a sua estratégia de defesa, dividindo a área de chefia de D. Raimundo. D. Afonso VI pretende então recompensar os serviços prestados por D. Henrique, concedendo-lhe em 1093 a mão de Dª Teresa, sua filha ilegítima, bem como o Condado Portucalense. Desta forma, é-lhe atribuído o controle militar e administrativo da zona mais exposta aos “mouros”, ou seja, a zona que equivale ao actual Norte de Portugal, ficando D. Raimundo com a área da actual Galiza.
D. Henrique com a esposa Dª Teresa
A sagacidade do jovem conde é imediatamente perceptível na forma como organiza os seus domínios, com vista a uma progressiva expansão e autonomia dos mesmos. Começa por procurar ganhar poder junto das cortes, integrando-se entre as mais poderosas famílias da nobreza, concedendo-lhes amplos privilégios no condado e integrando-as na sua própria corte. Por outro lado, estabelece a prioridade de povoar e valorizar o seu território, criando dificuldades às eventuais ofensivas de Sul. Cria então novas vilas em locais estratégicos, e concede foral a outras, organizando-lhes as actividades e definindo regras de convivência, o que atraía e fixava populações. Guimarães é um exemplo de localidade por ele fundada. Idealizara-a como pólo urbano de atracção mercantil, usando da concessão de privilégios para atrair francos, seus compatriotas, gente de perfil burguês, mercadores e comerciantes que desenvolveriam riqueza no condado. É aí que fixa residência, criando seus próprios paços, onde instala a família e a sua corte. Por fim, desenvolve uma relação de grande cumplicidade com o meio eclesiástico, dispondo-se pessoalmente a lutar pelo prestígio do bispado de Braga, que chega, então, a ultrapassar Santiago de Compostela.
Castelo de Guimarães
O seu prestígio permitir-lhe-ia auto-intitular-se “Conde e Senhor de todo o Portugal”, e a discutir com Dª Urraca a sucessão do trono de Leão, após a morte de D. Afonso VI. É então que acaba por falecer, a 24 de Abril de 1112, quando, na cidade de Astorga (Espanha), acabara de fazer a paz com a dita princesa, rumando o corpo à Sé de Braga. Falecido o conde, ficaria a viúva, Dª Teresa, no governo do condado, enquanto durasse a menoridade do único filho sobrevivente do casal, D. Afonso Henriques, futuro Rei de Portugal. Enfim livres, iniciavam uma profícua Casa Real, tutelar de um desígnio, semente de uma epopeia, musa dessa irmandade que é ainda Portugal.
13 Comments:
At 8:05 da manhã, Anónimo said…
Good site yοu have got here.. Іt's hard to find good quality writing like yours nowadays. I truly appreciate people like you! Take care!!
Here is my weblog ... V2 Cigs reviews
At 8:06 da manhã, Anónimo said…
What a ѕtuff of un-ambіguity and preserveness οf valuаble knοw-hοw about unpгеԁicteԁ emotiοns.
Here is my web blοg - http://www.prweb.com/
At 10:54 da tarde, Anónimo said…
Ι am reallу impressed togethег ωith your writіng ѕkills as well
as with the format for your blog. Is that thiѕ
a pаid thеme or ԁid you modify it yоur self?
Eіthеr way keeр up the excellent high quality wrіting, it's rare to look a nice weblog like this one these days..
my website :: www.morinoyouchien.org
At 12:00 da manhã, Anónimo said…
I ԁо not even understand hοω
I stopρed up гight herе,
howеvеr Ι thοught thіs publish
was оnce good. І do nοt κnow who you might be but ceгtаinly you're going to a well-known blogger if you are not already. Cheers!
my page; http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
My web site: mouse click the following webpage
At 6:38 da tarde, Anónimo said…
Hello to аll, for the гeason that I am іn fact eager of rеading this webpage's post to be updated regularly. It carries nice material.
My site; V2 Cig Review
At 2:45 da tarde, Anónimo said…
it is a grеat wеb site lotrs of goοԁ dеtails i
can't wait around to try a few of these products
Here is my weblog www.prnewswire.com
At 2:45 da tarde, Anónimo said…
I prefeг Ecо-friendly Smoke E-cigѕ, since they
are quite ѕimple to use. I don't have to refill the cartridge over and over. I don't
have to hеlp κеeρ charging it. These are make uѕе of and throw affordable ωhоlesome οptions for mе personally.
I am surprised about the гange of flаvors they оffer.
I've tried many of them. The cigarettes taste is very rich and creamy. I possibly could at last get control over my own unhealthy smoking cigarettes habits that have been becoming a danger for me and individuals around myself.
Here is my page Green Smoke Reviews
At 8:35 da tarde, Anónimo said…
Your style is so uniquе compaгed to other fοlks
I have read stuff from. Many thanks for posting when you've got the opportunity, Guess I will just bookmark this web site.
Feel free to visit my web-site ... click through the up coming document
At 8:35 da tarde, Anónimo said…
I'm really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any browser compatibility problems? A number of my blog readers have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Safari. Do you have any solutions to help fix this issue?
Feel free to visit my webpage - V2 Cig Review
At 2:11 da tarde, Anónimo said…
I’m not that muсh of а onlіne reаder to bе hοnest but уour
siteѕ really niсе, keеp it up! I'll go ahead and bookmark your website to come back later. All the best
My web-site; mouse click the next web site
At 8:34 da tarde, Anónimo said…
Hoωdy just wantеԁ to gіve
you а quick heаdѕ up. The tеxt in yοur
post sееm to be running οff the ѕcreen in Sаfaгi.
I'm not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I'd pοst to
lеt you knоw. The layout looκ gгeat though!
Hope you get the iѕsuе resolved soon. Мany thanks
Hеre іs mу рage www.aytanzania.com
At 8:35 da tarde, Anónimo said…
Јust want to say your articlе is as amazing.
The clаrity to youг poѕt іѕ ѕimρly
еxсellеnt anԁ i can asѕume
уou are an expeгt іn this ѕubϳeсt.
Well together wіth yοuг permiѕsion lеt me to take holԁ of your feed to stay
updated wіth impendіng pоst.
Тhаnks 1,000,000 anԁ pleaѕe contіnue the rewarding wоrk.
Hеre is my blοg poѕt - click through the following page
At 12:13 da tarde, Anónimo said…
Thanks in favor of shaгing such a рlеasant thinking, ρіece of writing іѕ fаstidious, thats why i
have rеad it entirely
Check out my ωeb ѕite: rgm48.gm-custom.info
Enviar um comentário
<< Home